A Adobe já havia anunciado seus planos de remover o Flash em julho de 2017. O período de três anos deu aos sites e criadores de conteúdo a chance de mudar para o HTML5.
Já em 2021, Microsoft oficialmente não oferecerá mais suporte ao Adobe Flash Player. A partir de 12 de janeiro de 2021, a Adobe bloqueará a execução de conteúdo Flash usando o Flash Player. Se você tentar executar o Flash Player instalado em seu sistema, verá o seguinte aviso:
Também em 2021, um patch do Windows 10 removerá o Adobe Flash do seu sistema. O processo de remoção do Flash virá em duas etapas.
Uma atualização foi lançada em outubro de 2020 e removeu qualquer cópia do Adobe Flash Player instalada através do Windows 10. Isso significa que, se você tiver o Adobe Flash Player instalado como um programa normal em sua lista de aplicativos de Programas e Recursos, a atualização o removerá.
No entanto, essa atualização não apaga todos os tipos de Flash. Por exemplo, se você tiver um componente Flash instalado no Microsoft Edge, ele permanecerá após a atualização. A Microsoft lançará uma segunda atualização removendo componente do Flash Player de seu navegador em uma data posterior.
Outros navegadores importantes já tomaram medidas para remover o Adobe Flash Player. A Mozilla removerá o Flash Player do Firefox versão 85, com lançamento previsto para 26 de janeiro de 2021.
O Google Chrome desativou o suporte a Flash padrão com a versão 76 (estamos no Chrome versão 87 no momento em que este artigo foi escrito) e removerá completamente a opção Flash com uma próxima atualização.
E a Apple eliminou o suporte a Flash com Safari 14, enquanto o Opera seguirá o mesmo processo de bloqueio e remoção que o Google Chrome (e outros navegadores baseados em Chromium).
Fonte: