Network-Attached Storage ou NAS, é um dispositivo dedicado ao armazenamento de dados em rede, é essencialmente um servidor com a funcionalidade única de promover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede. Existe diversas opções de NAS disponíveis como o FreeNAS, o Openfiler, o NASLite, entre outros. Hoje vamos falar do OpenMediaVault.
OpenMediaVault é um servidor NAS open source robusto baseado no Debian, com uma interface web completa que permite o gerenciamento de todo o sistema, dispositivos conectados, raids e sistemas de arquivos, incluindo configuração das ACLs.
Possui também suporte a monitoramento por Syslog, Watchdog, S.M.A.R.T., SNMP (v1/2c/3), além de gráficos do tipo MRTG, indicando utilização de cpu, rede, discos e memória, permitindo a configuração do envio de notificações por e-mail, o que o torna um excelente sistema de armazenamento de dados. Por ser baseado em Debian, podemos até mesmo utilizar RaspberryPi ou qualquer dispositivo ARM.
Características
Entre outras características omv se destacam:
- Compartilhamento de arquivos através dos protocolos NFS, SMB/CIFS, RSYNC e FTP;
- Suporte a diversos plugins pelo http://omv-extras.org ; Ex: NetTalk, UPS, Clamav, iSCSI, LVM, LDAP;
- Interface Web para gerenciamento;
- Agendamento de tarefas;
- Suporte a partições GPT;
- Suporte a filesystem EXT3/EXT4/XFS/JFS;
- Software RAID JBOD/0/1/5/6;
- Suporte a Quota (por volume);
- Gerenciamento web das ACLs;
- Agregação de Link (Bond);
- Wake On Lan;
- Suporte a IPv6 ;
Instalação
A versão 5.0 é a mais recente do OpenMediaVault. Sua instalação pode ser feita com um simples script no Debian 10 (buster) seja em amd64 ou arm(32 ou 64bit) como raspberrypi.
wget -O- https://scripts.infraops.info/omv5-install | sh
Veja abaixo algumas telas do OpenMediaVault no raspberrypi 3.



