Network-Attached Storage ou NAS, é um dispositivo dedicado ao armazenamento de dados em rede, é essencialmente um servidor com a funcionalidade única de promover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede. Existe diversas opções de NAS disponíveis como o FreeNAS, o Openfiler, o NASLite, entre outros. Hoje vamos falar do OpenMediaVault.
OpenMediaVault é um servidor NAS open source robusto baseado no Debian, com uma interface web completa que permite o gerenciamento de todo o sistema, dispositivos conectados, raids e sistemas de arquivos, incluindo configuração das ACLs.
Possui também suporte a monitoramento por Syslog, Watchdog, S.M.A.R.T., SNMP (v1/2c/3), além de gráficos do tipo MRTG, indicando utilização de cpu, rede, discos e memória, permitindo a configuração do envio de notificações por e-mail, o que o torna um excelente sistema de armazenamento de dados. Por ser baseado em Debian, podemos até mesmo utilizar RaspberryPi ou qualquer dispositivo ARM.
Características
Entre outras características omv se destacam:
- Compartilhamento de arquivos através dos protocolos NFS, SMB/CIFS, RSYNC e FTP;
- Suporte a diversos plugins pelo http://omv-extras.org ; Ex: NetTalk, UPS, Clamav, iSCSI, LVM, LDAP;
- Interface Web para gerenciamento;
- Agendamento de tarefas;
- Suporte a partições GPT;
- Suporte a filesystem EXT3/EXT4/XFS/JFS;
- Software RAID JBOD/0/1/5/6;
- Suporte a Quota (por volume);
- Gerenciamento web das ACLs;
- Agregação de Link (Bond);
- Wake On Lan;
- Suporte a IPv6 ;
Instalação
A versão 5.0 é a mais recente do OpenMediaVault. Sua instalação pode ser feita com um simples script no Debian 10 (buster) seja em amd64 ou arm(32 ou 64bit) como raspberrypi.
Veja abaixo algumas telas do OpenMediaVault no raspberrypi 3.